Páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Eu quero sossego! Ecoturismo para fugir do Carnaval 2014 para a natureza!!!


O ecoturismo é uma opção para quem prefere o contato com a natureza ao agito do Carnaval. 

Se você é do tipo que odeia a cidade em Carnaval, ou que já pulou muito nessa vida e está a fim de sossego, ficar namorando de conchinha debaixo das cobertas ou só curtir umas férias no silêncio, se liga nessas dicas que você vai curtir!


Para quem quer distância da folia do Carnaval e prefere o contato com a natureza, há diversas opções de roteiros de ecoturismo. O ecoturismo é a preferência daqueles que procuram, ao viajar, conhecer e explorar patrimônios naturais, praticar esportes radicais e promover uma consciência de educação ambiental e da preservação da natureza.

O ANN explica que o roteiro e o local da viagem são dois elementos essenciais para avaliar uma viagem de ecoturismo. "Roteiro com esportes radicais e trilhas mais longas são indicados para jovens e aventureiros. Já as viagens com transportes locais e pequenas caminhadas são mais indicadas para famílias, idosos e crianças", ressalta.

Nas viagens de ecoturismo, o turista pode aliar contato com a natureza com a prática de esportes radicais, como rafting, rapel, canyoing, mergulho, escaladas, vôo livre, etc. 
Entre os lugares mais requisitados para este Carnaval estão Bonito (MS), Ilha do Cardoso (SP), Timbó (SC), Ilha Grande (RJ) e Serra da Bocaina (SP). Trilhas em parques nacionais e estaduais e caminhadas na Mata Atlântica, Pantanal e Floresta Amazônica são os destaques.

Material para trilhas e aventuras

A escolha do material e vestuário para as viagens de ecoturismo é muito importante. "O turista deve sair preparado com roupas leves e confortáveis e que possa sujar", indica a guia de ecoturismo, Ana Lúcia Vasconcellos. Ele aconselha levar uma bota, tênis ou sapato já usado é com um solado em bom estado, lanterna com pilhas extras, capa de chuva, cantil e agasalhos e roupas com manga cumprida e de tecidos leves com tactel e lycra.

para comer

o turista levar alimentos bem leves como barras energéticas, lanches naturais, bolachas e bebidas isotônicas. Repelente para evitar picadas de insetos também é um material essencial para levar na mochila.

O ANN te deseja um otimo feriado e divirta se junto com a natureza!!!!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Cachorro tenta reanimar "amigo" atropelado em avenida


O vídeo mostra o animal a usar uma das patas para obter reação do outro cão, supostamente atropelado numa rua movimentada. Não obtendo qualquer reação, o cão começa a ladrar mantendo-se sempre no local.

Vídeo publicado no Youtube mostra um cachorro desesperado tentando salvar outro cachorro que havia sido atropelado. Numa avenida movimentada, o animal usa a pata para tentar reanimar o outro. Ao perceber que o cachorro atropelado continuava sem reação, ele começa a latir. O vídeo já tem mais de 200 mil visualizações, embora não exista indicação sobre o local do acidente. Veja o vídeo:

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Australianos criam máquina que vai salvar milhões de árvores. E o mundo todo ficou com vergonha de não ter pensado nisso antes.


Uma das maiores invenções da história da humanidade!!!
Salvando arvores uma maquina capaz de retirar uma arvores inteira e transferi-la para outro lugar.

A empresa australiana Vicroads criou para transportar árvores que, por algum motivo, precisam sair de um ponto para outro. Neste caso, as obras entre duas estradas em Berwick, nos arredores de Melbourne, obrigava à recolocação de algumas árvores. De forma rápida e eficaz, e sem agredir o ambiente, a Vicroads tratou do assunto.

O trabalho consiste em levar o caminhão, com um equipamento especial, para junto da árvore, cavar em volta e levá-la sem danificar as raízes. Depois o caminhão se desloca para o novo lugar e faz a cova onde ela será plantada.

O trabalho foi feito como parte das obras pra atualização da estrada entre Clyde High Street e Kangan Drive, na Austrália. Essa máquina poderia ser capaz de evitar o corte de diversas árvores, que muitas vezes acabam sendo derrubadas para realização de obras pela impossibilidade de serem transportadas.

Dá uma olhada no vídeo:


Primeiro a máquina cava onde vai ser colocado a árvore e depois retira a árvore que vai ser replantada e a coloca onde ela mesma já havia cavado antes, isso tudo na maior facilidade. Além de preservar o meio ambiente quando se faz necessário a retirada das árvores, fico imaginando as inúmeras possibilidades de ter uma máquina desta.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Caminhos do Sertão

É deslumbrante o cenário predominantemente avermelhado desta região, onde o chão de barro racha ao sol, e as margens ressecadas dos rios formam uma imagem inconfundível, com várias placas barrentas em formatos diferenciados. São verdadeiras obras de arte da natureza em resistência ao sol, que teima em castigar.

Espaço da caatinga, a vegetação predominante é formada por plantas secas e sem folhas, onde as espécies que sobrevivem, a exemplo dos cactos espinhosos, são as mais fortes, como a própria população que habita a região. População diferenciada, que supera o descaso dos recursos naturais com uma alegria ingênua. Força de trabalho e hospitalidade são as maiores qualidades desse povo que parece admirar-se de tudo o que vê.

O sertão são muito procurados por turistas, que buscam as bênçãos da natureza no meio do sertão. Os pés de xiquexique, flor de jurema, umburana, juazeiro, mandacaru e macambira sobrevivem bem ao clima e ajudam o homem a se manter e alimentar os animais.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Buracos naturais criam paisagens fantásticas no planeta

A natureza tem o poder de surpreender com fenômenos naturais como inexplicáveis buracos gigantes no solo. Listamos três buracos naturais realmente incríveis ao redor do planeta. Se você estava procurando uma boa piscina para se refrescar neste calor, vai encontrar algumas ótimas sugestões de destinos nas próximas imagens!


Morning Glory Pool (Wyoming, EUA)
Esta é uma das piscinas termais mais importantes e mais bonitas do famoso parque Yellowstone. A profundidade da piscina é de 4 metros. A cor distinta da piscina é causada pela presença de bactérias que habitam a água


Great Blue Hole (Belize)
O Great Blue Hole é um grande sumidouro submarino na costa de Belize. O buraco está situado próximo do centro de Lighthouse Reef, um pequeno atol a 70 km do continente e de Belize City. O buraco tem formato de círculo e tem 300 metros de diâmetro e 124 metros de profundidade. O Great Blue Hole é parte da grande Barreira de Corais do Belize Reserve System, um Patrimônio Mundial, segundo a Unesco


Ik Kil (México)
Ik Kil é um buraco natural localizado em Yucatán, no México.O sumidouro faz parte do Parque Arqueológico Ik Kil perto de Chichen Itza. É aberto ao público para a natação e é freqüentemente incluído em passeios de ônibus. O buraco é aberto para o céu e o nível de água atinge cerca de 26 metros abaixo do nível do solo. Ik Kil tem cerca de 40 metros de profundidade

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Macaco-prego Chico morre aos 38 anos: 'perdi um filho', lamenta a dona

'Perdi um filho'. Essa é a frase que resume o sentimento de tristeza da aposentada Elizete Farias Carmona, de 71 anos, depois da morte do macaco-prego Chico na tarde desta sexta-feira (7), a caminho do veterinário, em São Carlos (SP). A relação de 38 anos, considerada de mãe e filho, ficou conhecida em todo país e gerou repercussão internacional quando ele foi retirado da dona pela Polícia Militar Ambiental, após uma denúncia. Eles ficaram separados durante 16 dias e uma liminar da Justiça obrigou o retorno do animal para Elizete, que adequou a casa para continuar com ele.
Ainda inconsolável, a aposentada recebeu a reportagem do G1 na calçada em frente à sua casa. (Confira o vídeo abaixo). De acordo Elizete, Chico ficou doente há dois dias e foi levado ao veterinário na quinta-feira (6). "Estava bem e ficou meio desanimado e amuado", disse. Na manhã desta sexta, ela levou ao retorno e ele medicado. "Ele pediu para voltar 17h30. No caminho, ele olhou para mim e deu um suspiro. Ele morreu no meu peito", disse emocionada. 
A aposentada não conteve o desespero e chorou muito. "O veterinário disse que ele tinha ido embora mesmo. Ele estava bonito, gordinho. Eu achava que iria morrer antes dele. No fim eu fiquei e ele foi", lamentou. 
O corpo de Chico ficou no consultório veterinário e deve passar por necrópsia, que vai apontar a causa da morte. Elizete afirmou que quer enterrar o 'filho' no 'Recanto do Chico', local criado para que o animal pudesse retornar para a dona. "Ele foi muito amado. Nem quero ir no cantinho dele, porque me faz lembrar dele", afirmou. 
Ainda não há previsão para o enterro do macaco. Elizete vai para Campinas no fim de semana para fazer exames no coração e deve ficar na casa dos filhos.
O caso
O animal foi entregue à Elizete em 1976 por um caminhoneiro amigo da família. Conhecido como Chico, o bicho foi retirado pela Polícia Militar Ambiental após denúncias, no dia 3 de agosto último. De acordo com a legislação, manter um animal silvestre sem a devida autorização é crime contra a fauna.

A separação do bicho da dona, divulgada peloG1, ganhou repercussão internacional e internautas mobilizaram dois abaixo-assinados na web que pediam a volta da macaca. Os documentos on-line reuniram mais de 18 mil assinaturas. O caso foi divulgado no site do jornal norte-americano "The Washington Post", na BBC, Fox News, entre outros. A história também foi capa da revista Terra da Gente, do grupo EPTV, no mês de outubro.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Goianira: idosa faz empréstimo de R$ 10 mil para salvar árvore plantada pelo pai


A professora aposentada Alma Ione Marinori, de 75 anos, fez um empréstimo de R$ 10 mil para poder salvar uma árvore de 50 anos que estava plantada no quintal da casa onde sua família viveu, em Goianira, Região Metropolitana deGoiânia. Ela então contratou uma empresa especializada para retirar a paineira – conhecida também como "barriguda" – sem que a planta, de 15 metros de altura e 30 toneladas, sofresse nenhum dano, para depois ser replantada em outro lugar. O atual dono da residência tinha interesse em derrubar a árvore.
Nascida em Gênova, Alma se mudou para o Brasil com os pais no fim da década de 1950. Primeiro, viveu em São Paulo e em 1964, foi para Goianira. Neste ano, começou a história de amor da família com a árvore. "Um funcionário da nossa família pegou algumas sementes e deu para o meu pai plantar. Ela começou a crescer e ficou desse jeito", conta ela ao G1, segurando uma foto do ano 2000, quando a planta estava bastante florida.
Com as mortes dos pais, ela se mudou da casa e, após sucessivos problemas com inquilinos, decidiu vender o imóvel. No entanto, o novo comprador tinha de atender a uma única exigência: não cortar a paineira.
O imóvel foi comercializado em 2013, mas segundo a aposentada, o proprietário não cumpriu com o acordo. "O comprador me garantiu que não iria tirar a árvore. Mas meses depois, ele mudou de ideia e me comunicou que precisava cortá-la", afirma.
O G1 entrou em contado com o dono da casa, mas ele disse que não quer comentar o assunto.
Retirada
Sem consenso, a aposentada resolveu agir por conta própria no intuito de salvar a barriguda. Foi a um banco e contraiu um empréstimo a ser pago em 20 vezes. "O valor era R$ 10,5 mil, mas eu só tinha os R$ 500", brinca.
Operação de retirada precisou de carreta, retroescavadeira e até guindaste (Foto: Arquivo pessoal)

última sexta-feira (31), com o trabalho de vários homens, carretas, retroescavadeira e até um guindaste, a árvore foi içada e levada para um uma região afastada da cidade e replantada onde a prefeitura pretende fazer um bosque. O tronco, já podado, pesava cerca de 30 toneladas.
O trabalho foi acompanhado de perto pela secretária municipal de Meio Ambiente, a bióloga e ambientalista Nilda Jacinto da Silva. Segundo ela, o processo de transporte de árvores deste tamanho já foi realizado em outros estados e o resultado foi satisfatório.
"Temos que tentar. Vimos que há água no solo e estamos utilizando apenas adubo orgânico. Se tudo der certo, nos próximos seis meses, os primeiros brotos devem surgir. Mas vamos monitora-la por pelo menos um ano. Tenho fé de que vai dar tudo certo", afirma Nilda.

                                                                              Cães e livros
Divorciada, Alma tem um filha de 35 anos formada em análise de sistemas e que mora em Milão. Atualmente, a aposentada ocupa seu tempo com os 30 cães que pegou na rua para criar. Depois que vendeu a casa da família, ela comprou uma chácara próximo à cidade, onde mantém os animais. Lá, revela, existem mais quatro árvores que nasceram de sementes oriundas da paineira que ficava em sua casa.
A aposentada também escreve livros. Ao todo, ela já publicou 40. "Gosto de falar de fantasia, mas sempre com algum aspecto da realidade", conta. Em um imóvel na cidade, junto com um sócio, tem uma loja que vende produtos para animais. "Ela me rende apenas os 150 kg de ração que gasto por mês com meus cachorros", calcula.
Quando questionada por que foi capaz de tanto esforço para salvar uma árvore, ela simplesmente responde: "Quando a gente gosta, gosta". Alma diz que todos os dias visita a árvore. Esperançosa, ela acredita que ainda verá a árvore que marcou sua infância florescer novamente. No dia em que isso acontecer, ela já sabe como comemorar. "Vou chamar os amigos e beber champagne", espera.











Aposentada torce para que árvore reimplantada volte a florir como antigamente (foto Sílvio Túlio/G1)

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Tartarugas em risco de extinção nascem em praia do Espírito Santo

A espécie está entre as cinco no Brasil com maior risco de extinção. (Foto: Henrique Filgueira/ Projeto Tamar)


Em risco extinção, 71 tartarugas da espécie gigante nasceram na praia de Itaparica, em Vila Velha, região da Grande Vitória, na noite da última sexta-feira (31). Na mesma praia, restam mais dois ninhos. A expectativa é que a eclosão dos ovos aconteça ainda no mês de fevereiro. De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, a desova aconteceu em novembro de 2013 e, desde então, juntamente com o Projeto Tamar, um cercamento foi feito na região.

De acordo com a Bióloga Executora da Base doProjeto Tamar em Vitória, Jordana Borini Freire, a espécie está entre as cinco no Brasil com maior risco de extinção.

Ainda segundo Jordana, os filhotes foram retirados e levados para o final da praia para serem soltos na areia, próximo ao mar. “Tivemos que fazer isto porque as tartarugas guiam-se pela luz do horizonte para chegar ao mar e o local em que a fêmea depositou seus ovos há muita iluminação artificial, provocando a desorientação dos .filhotes”, disse.

A bióloga também explicou que o principal local de desova desta espécie no Brasil são as praias do norte do Espírito Santo, em Regência e Povoação. “A fêmea, provavelmente, mudou a sua rota e desovou na Praia de Itaparica”, contou Jordana.