Páginas

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Mais uma cobra colorida é achada em mesmo quintal de casa no AC


Cobra foi encontrada na Vila Irineu Serra na noite de segunda-feira (Foto: Alexandre Anselmo/ Arquivo pessoal)


Pouco mais de uma semana depois de encontrar uma cobra colorida em um quintal de uma casa na Vila Irineu Serra, em Rio Branco, outro animal com cores vibrantes voltou a chamar a atenção dos moradores do local na segunda-feira (2). O animal foi fotografado pelo professor Alexandre Anselmo e trata-se de uma outra espécie, diferente da cobra buritizeira, encontrada no dia 24 de maio.

Cobra buriti foi fotografada no dia 24 no mesmo local
(Foto: Ana Cláudia Pupim/Arquivo Pessoal)


O doutor em zoologia, da Universidade Federal do Acre (Ufac), Paulo Bernarde explica que se trata de uma espécie não peçonhenta, denominada cientificamente como Siphlophis cervinus e não possui nome popular.

Bernarde esclarece ainda que a cobra possui hábitos noturnos e alimenta-se de pequenos lagartos. Mesmo com uma aparência que gera curiosidade, o doutor garante que a espécie é relativamente comum.

De acordo com Anselmo, que flagrou a cobra, os animais têm se concentrado no local em decorrência de queimadas ilegais que acontecem na área do Irineu Serra. "Com as queimadas, a gente percebe que eles procuram um local de preservação para se refugiarem, tanto é que tem aparecido essas cobras constantemente", destaca.

Fonte: G1

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Flor nativa da África do Sul tem nome em homenagem a Nelson Mandela

Exemplar da flor chamada "Ouro de Mandela", que pode ser encontrada no Jardim Botânico Kirstenbosch, na Cidade do Cabo (Foto: Mark Wessels/Reuters)


Nelson Mandela, morto no último dia 5 aos 95 anos, foi inspiração para cientistas da África do Sul. Em setembro de 1996, pesquisadores do Jardim Botânico Kirstenbosch, da Cidade do Cabo, apresentaram ao então presidente sul-africano a flor Strelitzia Reginae que recebeu o nome popular de “Ouro de Mandela”.

Sua cor amarelada se destaca em meio à vegetação do Kirtenbosch, que fica próximo a um dos principais pontos turísticos da cidade, a Montanha Mesa (Table Mountain). O local é conhecido por preservar espécies de diferentes biomas do país africano.

O Instituto Nacional de Biodiversidade Sul-africano (Sanbi, na sigla em inglês), responsável por cuidar da reserva natural, informou por meio de nota que “continuará a defender a conservação e uso sustentável da rica biodiversidade da África do Sul como legado deixado por Madiba".







quinta-feira, 15 de maio de 2014

Garoto russo resgata pardal selvagem e faz amizade com ave

Vadim Veligurov, de 12 anos, com um filhote de pássaro que se tornou seu "melhor amigo" (Foto: Ilya Naymushin/Reuters)


O garoto russo Vadim Veligurov, de 12 anos, resgatou um filhote de pardal selvagem perdido e o levou à casa de sua avó, na cidade de Minusinski, na Rússia. O resgate foi feito em junho, enquanto o menino, morador da cidade de Dudinka, passava as férias na casa da avó.

Desde então, o passarinho, que recebeu o nome de Abi, não abandonou a família e Vadim passou a tratá-lo como um amigo. Agora, ele planeja levá-lo para sua cidade natal quando as férias acabarem.

Abi tem ficado o tempo inteiro junto com Vadim e o garoto até apresentou seu tablet ao pássaro.








Vadim apresenta seu tablet ao pássaro Abi, que se tornou seu amigo e pretende levar pássaro para sua casa quando acabarem as férias. O pássaro não desgruda do menino Vadim Veligurov; (Foto: Ilya Naymushin/Reuters) Fonte: G1

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Zoo cria passarela para leões e tigres interagirem com o público, nos EUA


O tigre Amur, do zoológico da Filadélfia, caminha pela nova passarela (Foto: Matt Slocum/AP)


O zoológico da Filadélfia, nos Estados Unidos, criou uma passarela de cem metros que vai permitr a leões, tigres, jaguares e leopardos caminharem por esta parte suspensa e interagirem mais com o público. A novidade foi apresentada para a imprensa nesta quarta-feira (7).

Chamada de Big Cat Crossing (travessia do grande felino), a passarela cercada por malhas fica suspensa a quatro metros de altura, permitindo aos visitantes terem uma boa visão da caminhada dos bichos. O zoológico, que recebe 1,2 milhão de visitantes por ano, vai abrir a nova atração para o público neste sábado (10).

Passarela fica a quatro metro de altura do público na entrada principal do zoo (Foto: Matt Slocum/AP)  
Passarela fica a quatro metro de altura do público na entrada principal do zoo (Foto: Matt Slocum/AP)

   

terça-feira, 6 de maio de 2014

Gnu salta a uma altura de 2 metros para escapar de ataque de leoa

Gnu salta a uma altura de 2 metros tentando evitar o ataque de uma leoa faminta na reserva de Kariega. (Foto: Jacques Matthysen/Caters News/The Grosby Group)



Uma reserva na África do Sul foi palco de uma fuga triunfal de um gnu. O animal pulou a uma altura de cerca de dois metros para fugir das garras de uma leoa faminta. Funcionários da reserva de Kariega presenciaram a cena, de acordo com a agência Caters News.

O rebanho de gnus estava se alimentando na savana quando percebeu a aproximação do grupo de leões. Pego desprevenido, o gnu da foto deu um ‘olé’ na leoa pulando alto no ar. Apesar da persistência da leoa, o gnu conseguiu sair ileso.

A tentativa de caça ocorreu em frente ao guarda florestal e fotógrafo Jacques Matthysen, enquanto ele patrulhava a área. “Não é comum que os búfalos consigam escapar das garras de um leão, mas esse foi um jeito único de fazê-lo”, disse Matthysen. “Foi uma escapada fantástica e muito eficiente para o búfalo sair correndo”.



Fonte: G1

terça-feira, 29 de abril de 2014

Caverna do 'céu estrelado' na Nova Zelândia tem larvas fluorescentes

uristas passeiam de barco na Caverna de Waitomo (Foto: Amos Chapple/Waitomo Glowworm Caves/Divulgação)


Além das tradicionais estalactites e formações geológicas, um grupo de cavernas na Nova Zelândia oferece aos visitantes uma atração extra.

O teto das cavernas de Waitomo está repleto de larvas que brilham no escuro, e dão a impressão aos visitantes de que estão olhando para um céu estrelado.

As larvas são da espécie Arachnocampa luminosa e são únicas dessa região. Os turistas são conduzidos por guias especialistas na história e na geologia dessas grutas.

O acesso à parte "estrelada" da caverna (conhecida como "Glowworm Grotto") é feito por um passeio de barco pelo Rio Waitomo.

Larvas brilhantes dão a sensação de céu estrelado à Caverna de Waitomo (Foto: Opticoverload/Creative Commons)

Fonte: G1

sábado, 26 de abril de 2014

Rio de 5 cores é conhecido como 'mais bonito do mundo' na Colômbia

Caño Cristales, rio colorido na Colômbia (Foto: Mario Carvajal/Creative Commons 3.0 Unported License)


Conhecido como “o rio que escapou do paraíso”, “arco-íris derretido” e até como “o rio mais bonito do mundo”, o Caño Cristales, na Colômbia, chama a atenção pela mistura de cores vivas que pode ser observada a cada ano, na transição entre as estações seca e úmida.

Algas e plantas aquáticas são as responsáveis pelos cinco tons que se mesclam na água: vermelho, amarelo, azul, verde e preto.

O Caño Cristales fica no Parque Nacional Sierra de la Macarena, na província de Meta, sudeste da Colômbia.

A temporada de visitação, quando é possível ter acesso ao rio e ele está colorido, dura seis meses: vai da metade de junho até dezembro, todos os anos.

No site oficial da atração, é possível ver fotos em 360° do rio.

Caño Cristales é conhecido como o 'arco-íris derretido' (Foto: Mario Carvajal/Creative Commons 3.0 Unported License)



terça-feira, 22 de abril de 2014

A beleza das cavernas geladas do lago mais profundo do mundo

Andrey Nekrasov fotografou cavernas de gelo nas margens do Baikal (Foto: Andrey Nekrasov/Barcroft Media)

O fotógrafo russo Andrey Nekrasov fotografou as formações geladas das cavernas do Lago Baikal, no sul da Sibéria, na Rússia.
Situado no grande deserto da Sibéria, Baikal é o lago mais profundo do mundo, com 640 km de comprimento, 70 km de largura e 1,6 km de profundidade.
Baikal é o lago mais profundo do mundo, com 1,6 km de profundidade (Foto: Andrey Nekrasov/Barcroft Media)

Durante cinco meses do ano, o lago é selado por uma camada de gelo com um metro de espessura.

Apesar das condições adversas, existe vida em Baikal, e 80% das espécies encontradas ali não existem em nenhum outro lugar do mundo. Mergulhadores são atraídos para o local, e foi durante uma viagem que Nekrasov fotografou a estranha beleza do gelo na ilha Olkhon.

Nekrasov achou as formas e estruturas originais impressionantes. "Estou surpreso com o poder e a beleza da natureza."
Gelo sazonal é formado em locais onde a temperatura do ar durante o verão fica acima de 0°C (Foto: Andrey Nekrasov/Barcroft Media)

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Girafa se 'estica' para aparecer em foto de turista do DF nos EUA

Girafa que apareceu em foto do estudante Davi Brasil em parque na Flórida, nos Estados Unidos, quando a mãe dele, Claudia, fazia o registro do passeio (Foto: Claudia Brasil/Divulgação)


Uma família de turistas de Brasília em férias nos Estados Unidos foi surpreendida pela “aparição-relâmpago” de uma girafa em uma foto em um parque na Flórida. A jornalista Claudia Brasil foi fazer uma foto do filho, Davi, de 13 anos, quando a girafa correu e se esticou para aparecer no registro.

“Estava indo tirar a foto, aí ela botou a cabeça. Ele [Davi] nem percebeu. Meu filho disse que é a foto da vida dele”, afirmou Claudia. A fotografia foi tirada no Busch Gardens, em Tampa. No parque, os turistas podem observar vários animais típicos das savanas africanas, como leões, rinocerontes, hienas e zebras.

Os turistas circulam pelo parque em uma caminhonete fechada por grades, como nos safáris africanos. As girafas costumam se aproximar dos visitantes, que chegam a receber dos turistas passadas de mão no pescoço.

No veículo em que Claudia e Davi estavam havia outros turistas, que ela não conhecia. “Ficou todo mundo encantado. Ela [a girafa] fez aquela carinha de ‘tô aqui’”.

Fonte: G1

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Porco em cadeira de rodas estrela documentário sobre os 'pets biônicos'

Porco nasceu sem as patas traseiras e ganhou cadeira de rodas de veterinário (Foto: Tamara Lush/AP)

Um porco que nasceu sem as patas traseiras e anda com a ajuda de uma cadeira de rodas é a estrela de um documentário sobre animais de estimação 'biônicos' que será exibido nesta quarta-feira (9) na rede educativa de TV norte-americana PBS. O porco chamado Chris P. Bacon foi adotado por um veterinário depois que sua antiga dona entrou na clínica do especialista para uma consulta.

O documentário vai mostrar ainda outros animais que nasceram ou perderam partes do corpo, com cães, cavalos, patos e até jacarés, e agora sobrevivem com a ajuda de próteses desenvolvidas com alta tecnologia.

Documentário vai mostrar outros animais que ganharam próteses nas patas e bicos (Foto: Thirteen Producitons LLC/Divulgação)

Fonte: G1

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Em RR, 'bacalhau da Amazônia' recebe chip de identificação

Chips são colocados abaixo logo abaixo das escamas do peixe (Foto: Emily Costa/ G1 RR)


Dez pirarucus de Roraima receberam chips de identificação eletrônica nesta quarta-feira (2). A tecnologia tem o objetivo de facilitar a reprodução, evitar a pesca predatória e a propagação de doenças. O chip mede pouco mais de um centímentro e é inserido debaixo das escamas do peixe reprodutor, conhecido como 'bacalhau da Amazônia'.

O equipamento possui um número de identificação, semelhante a um registro geral, que é cadastrado e recebe dados de espécie, origem do animal, sexo, e em qual tanque o peixe está na psicultura. Para efetuar a identificação do chip, um leitor é utilizado.

Após a colocação do chip, basta que o produtor passe o equipamento sob o local onde o equipamento foi instalado no aninal e aguarde a numeração ser lida pelo leitor. Cada chip custa em média R$ 10 e o leitor pode ser adquirido por R$ 900.

Leitor recebe informações do chip e informa qual o 'registro geral' do animal (Foto: Emily Costa/ G1 RR)


Um dos principais objetivos da ação é aumentar a produção de alevinos, os filhotes de peixes, para evitar que os produtores roraimenses, ao invés de comprar animais fora do estado, invistam no fornecimento local, aumentem a produção e possam vender a carne de peixe por preços mais baixos e, assim, beneficiar os consumidores.

Os chips foram instalados por especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Pesca (MPA) e técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com o pesquisador da Embrapa pesca e agricultura, Anderson Alves, o procedimento de chipagem deve ajudar os produtores de peixe a melhorar a produção e a organização dos animais. Segundo ele, o cadastramento das informações de cada pirarucu facilita a reprodução e dificulta a propagação de doenças.

"Como a tecnologia só é instalado em animais reprodutores, a colocação do chip facilita a organização da psicultura. Se um produtor quer que os peixes se reproduzam, ele pode usar o leitor, consultar quais animais são aqueles e depois escolher qual o melhor par para se reproduzir", disse acrescentando que os pares de reprodução não devem ser parentes, pois o acasalamento entre eles aumenta a probabilidade de os filhotes nascerem com deformidades.

Conhecido como o 'bacalhau da Amazônia', por conter propriedades semelhantes ao típico peixe da Noruega, o pirarucu chega a atingir 2 metros e 250 kg e é um dos peixes mais nobres da região Norte. Por conta disso, desde 2009 começou a receber chips nas chamadas 'matrizes', peixes criados para a reprodução, por meio do Projeto Pirarucu da Amazônia.

Chips medem pouco mais de um centímetro e possuem um código de barras único
(Foto: Emily Costa/ G1 RR)

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Crocodilo de 1 tonelada é capturado em Uganda


Crocodilo pesa 1 tonelada (Foto: Peter Busomoke/AFP)


Um enorme crocodilo capturado pela Autoridade de Vida Selvagem de Uganda chamou a atenção dos moradores da Vila de Kakira, no leste do país, enquanto era transportado.

O bicho foi capturado após denúncias de que teria matado e devorado 4 pessoas, de acordo com o site do diário local "New Vision". O animal de 1 tonelada tem cerca de 80 anos e será transferido a um parque nacional, informou o jornal.

Moradores da vila de Kakira, no leste de Uganda, observam o enorme crocodilo (Foto: Peter Busomoke/AFP)

segunda-feira, 31 de março de 2014

Filhotes de tucanos são localizados debilitados e com asas cortadas

Filhotes de tucanos estavam com as asas cortadas (Foto: Guarda Civil de São Manuel )


Dois filhotes de tucanos foram abandonados no começo da semana em uma caixa no bairro de Toledo, em São Manuel(SP). De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), as aves estavam debilitadas e com as asas cortadas. Os animais foram levados para a equipe veterinária do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas), da Unesp de Botucatu.

“Eu o subcomandante Gomes fomos ao local depois de uma denúncia. As aves estavam debilitadas com as mutiladas para evitar que elas voassem. Depois de recolhermos os tucanos levamos para o Cempas”, informou a subcomandante Sandra.

Segundo a GCM, as aves foram localizadas na Rua da Estação, que fica na área rural da cidade. Até a manhã desta quarta-feira (26), nenhum suspeito de ter deixado os animais no local havia sido identificado.

Os filhotes de tucanos ficaram em recuperação no Cempas após avaliação e atendimento veterinário.
Fonte: G1

quinta-feira, 27 de março de 2014

Parque das sequoias gigantes tem árvore de 83 m de altura nos EUA

Turistas tiram foto em frente à General Sherman, sequoia de 83 m de altura (Foto: Mladen Antonov/AFP)

Famoso por suas árvores de 80 metros de altura, o Sequoia National Park, nos EUA, atrai mais de 1 milhão e meio de visitantes por ano.

O parque fica localizado na cadeia montanhosa de Sierra Nevada, na Califórnia. Sua principal atração é a General Sherman, a sequoia mais alta do mundo. A árvore tem 83 metros de altura e tronco com 33 m de circunferência na base. A 36 metros de altura, o tronco ainda mede 5 m de diâmetro.

A floresta de árvores gigantes no Sequoia National
Park (Foto: Mladen Antonov/AFP)

O tronco da General Sherman pesa 1.400 toneladas, o equivalente a 15 baleias adultas ou 25 tanques de guerra. Para ir até ela, é possível seguir uma trilha pavimentada que passa por outras árvores gigantescas.

A área tem ainda 200 cavernas de mármore que atraem os turistas e o Giant Forest Museum, um museu que conta a história da famosa floresta que abriga as sequoias.

Outra atração é um túnel de 2,4 m de extensão e 5,2 m de largura que passa por dentro de uma sequoia que caiu em 1937 por causas naturais. Acredita-se que ela tivesse em torno de 2 mil anos na época da queda.

Criado em 1980, o Sequoia National Park é o segundo parque nacional mais antigo dos EUA. Além das árvores gigantes, ele detém outro recorde: na mesma área fica o Monte Whitney, considerado o mais alto dos Estados Unidos continental, com 4.417 m de altura.

Carro passa em meio a árvores gigantes no parque (Foto: Mladen Antonov/AFP)

segunda-feira, 24 de março de 2014

Garoto se arrisca para salvar filhote de cervo de enchente em Bangladesh

Belal mostra cervo a salvo após resgate em Bangladesh (Foto: Caters News/The Grosby Group)

Um garoto chamado Belal arriscou a própria vida para salvar um filhote de cervo em uma enchente em Bangladesh, segundo a agência de notícias britânica Caters. O menino pulou nas águas agitadas do Rio Noakhali para resgatar o animal, segurando-o apenas com uma mão acima de sua cabeça.

Pessoas que observavam o arriscado salvamento aplaudiram quando o garoto conseguiu atravessar a água. De acordo com o site do jornal britânico "Daily Mail", o flagrante foi feito pelo fotógrafo Hasibul Wahab.

"Ele foi um garoto muito corajoso. O rio estava tão cheio de água e a maré estava alta, por isso achamos que ele poderia se afogar", disse Wahab.

Garoto atravessa cervo por águas agitadas, ficando com a cabeça encoberta (Foto: Caters News/The Grosby Group)

terça-feira, 18 de março de 2014

Gruta de Maquiné MG - Viajem ao centro da terra. Uma das mais bonitas do mundo


O berço da paleontologia brasileira está a apenas 120 quilômetros de Belo Horizonte

Uma viagem subterrânea em meio às belezas naturais é aventura garantida para quem visita a Gruta do Maquiné, localizada na cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte. A caverna, descoberta em 1825, pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, o Seu Maquiné, é considerada o berço da paleontologia brasileira e possui sete salões com belíssimas formas arquitetônicas, esculpidas pelo trabalho da água durante milênios.
A exploração científica do local foi realizada pelo dinamarquês Peter Wihelm Lund, quase uma década depois do achado na fazenda de Seu Maquiné. Ele fazia peregrinações pela bacia do Rio das Velhas à procura de espécies de animais e vegetais. Durante dois anos de pesquisa, o botânico e zoólogo descobriu restos humanos e de animais pré-históricos originários do período Quaternário, que corresponde à Era Cenozoica da escala de tempo geológica. Entre eles, esqueletos de aves fossilizadas com curvaturas de até três metros.
A Gruta do Maquiné se tornou ponto turístico da terra do escritor Guimarães Rosa por abrigar, ao longo de 650 metros, belas esculturas naturais e estalactites de diversas formas no teto da caverna. A área aberta para os visitantes, com aproximadamente 400 metros de extensão, é estrategicamente iluminada para realçar as figuras desenhadas pelo tempo. O passeio pela gruta é feito por seguras passarelas e é acompanhado por um guia local.
Os salões e as galerias encantam e provocam a imaginação do turista. No Salão do Urso ou do Elefante, por exemplo, um grande cogumelo lembra o formato da explosão de uma bomba atômica. Já na Galeria das Fadas, é possível encontrar cristais brilhantes, parecidos com franjas, grinaldas e lustres.
Veja o video:

Como chegar à Gruta do Maquiné partindo de Belo Horizonte:
É preciso seguir pela BR-040, sentido Sete Lagoas, permanecendo na rodovia até o acesso a MG-231. A Gruta está localizada no km 7.
Horário de funcionamento
Todos os dias, das 9h às 17h.
Entrada
A entrada é gratuita apenas para crianças menores de cinco anos, acompanhadas dos pais. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes com carteira estudantil e idosos acima de 60 anos pagam meia-entrada.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Após chuva, céu de São Paulo exibe duplo arco-íris

Fenômeno, raro, é causado pela relação de diferentes tamanhos de gotas de água com a luz do sol

Após a chuva que atingiu com força a cidade de São Paulo no fim da tarde desta quinta-feira, 9, os paulistanos foram presenteados com um raro e curioso efeito no céu: um arco-íris duplo.

O fenômeno é caracterizado por dois arco-íris concêntricos. O com cores mais intensas fica na parte interna e o segundo, externo, tem cores fracas e na ordem invertida em relação ao primeiro, explica Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo. Isso ocorre por causa da interação de gotas de água de diferentes tamanhos com os raios de sol.

Para ver o arco-íris, o observador precisa estar de costas para o sol. Mas ele só se forma no início da manhã ou no fim da tarde, quando os raios solares entram baixos na atmosfera.

terça-feira, 11 de março de 2014

A Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é uma região de serras, protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, situada no centro do estadobrasileiro da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Essas correntes deáguas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em belos regatos, despencam em borbulhantes cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais. O parque nacional é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).1

A vegetação é exuberante, composta de espécies da caatinga semi-árida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídease sempre-vivas.

A Chapada Diamantina é composta por 27 municípios: Abaíra e seu distrito Ouro Verde e Catolés, Andaraí, Barra da Estiva, Dom Basílio,Ibitiara, Itaetê, Livramento de Nossa Senhora, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Novo Horizonte, Palmeiras, Rio de Contas e seus distritos Arapiranga e Marcolino Moura, Ruy Barbosa, Seabra, Souto Soares, Tapiramutá, Utinga, Wagner, Boninal, Bonito, Ibicoara e seu distrito Cascavel, Iraquara, Jussiape e seu distrito Caraguataí, Lençóis, Mucugê, Nova Redenção e Piatã e seus distritos Cabrália e Inúbia.

As rochas da Chapada Diamantina fazem parte da unidade geológica conhecida como Supergrupo Espinhaço, que tomou este nome por ocorrer na serra do Espinhaço, no estado deMinas Gerais. Apresenta-se em geral como um altiplano extenso, com altitude média entre 800 e 1.200m acima do nível do mar. As serras que compõem a Chapada Diamantina abrangem uma área aproximada de 38.000 km² e são as divisoras de águas entre a bacia do rio São Francisco (rios S. Onofre, Paramirim) e os rios que deságuam diretamente no oceano Atlântico, como o Rio de Contas e o Rio Paraguaçu. As montanhas mais altas do Nordeste brasileiro estão na Chapada Diamantina: o Pico do Barbado com 2.033 metros, o Pico do Itobira com 1.970 metros e o Pico das Almas com 1.958 metros.

Alguns atrativos naturais causam espanto e êxtase, como a Cachoeira da Fumaça e seus 380 metros de queda livre ou o deslumbrante Poço Encantado. Mas são tantas as atrações que se pode optar entre visitar grutas, tomar banho de cachoeira, fazer trekking em antigas trilhas de garimpeiros, montar a cavalo ou praticar esportes e aventuras. A Chapada abriga, em seus vales e cumes, comunidades esotéricas e alternativas como no Vale do Capão.

Caminhar respirando o ar puro e admirando a paisagem é a principal opção dos turistas de todas as partes que visitam a Chapada. Os lugares verdejantes guardam sempre uma surpresa com águas cristalinas ou areias coloridas, belos morros, flores e hortaliças que encantam pela beleza e viço. Em Igatu, a curiosidade se aguça em meio às ruínas da cidade fantasma, construída com pedras que formam as paredes de pequenas grutas. EmCapão da Volta o "morro da igrejinha" é um dos lugares mais visitados, por católicos e todos que apreciam a beleza da Chapada.






sábado, 8 de março de 2014

8 de Março - Dia Internacional da Mulher


A verdadeira guerreira do mundo. A pessoa que mais luta pelos seus ideais. Aquela que move montanhas, e tudo mais que vier pela frente. Ela não tem medo. Enfrenta. Encara. Fortalece. Cada dia mais forte, cada dia mais segura de si. As mulheres mudam o mundo. Fazem o planeta girar. Fazem o sol se aquecer. Pois elas tem o poder. Tem a mão de Deus em sua criação. E nada mais justo, que um dia especial para elas! Feliz Dia Internacional das Mulheres!

Parabéns, mulher, não pelo oito de março. Nem pelo beijo e pelo abraço, nem pelo cheiro e pelo amaço. Mas por ser o que és... Humus da humanidade, raiz da sensibilidade, tronco da multiplicidade, folhas da serenidade, flores da fertilidade, frutos da eternidade, essência da natureza humana.

veja o video:

Uma homenagen do AN NOTÍCIAS

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Eu quero sossego! Ecoturismo para fugir do Carnaval 2014 para a natureza!!!


O ecoturismo é uma opção para quem prefere o contato com a natureza ao agito do Carnaval. 

Se você é do tipo que odeia a cidade em Carnaval, ou que já pulou muito nessa vida e está a fim de sossego, ficar namorando de conchinha debaixo das cobertas ou só curtir umas férias no silêncio, se liga nessas dicas que você vai curtir!


Para quem quer distância da folia do Carnaval e prefere o contato com a natureza, há diversas opções de roteiros de ecoturismo. O ecoturismo é a preferência daqueles que procuram, ao viajar, conhecer e explorar patrimônios naturais, praticar esportes radicais e promover uma consciência de educação ambiental e da preservação da natureza.

O ANN explica que o roteiro e o local da viagem são dois elementos essenciais para avaliar uma viagem de ecoturismo. "Roteiro com esportes radicais e trilhas mais longas são indicados para jovens e aventureiros. Já as viagens com transportes locais e pequenas caminhadas são mais indicadas para famílias, idosos e crianças", ressalta.

Nas viagens de ecoturismo, o turista pode aliar contato com a natureza com a prática de esportes radicais, como rafting, rapel, canyoing, mergulho, escaladas, vôo livre, etc. 
Entre os lugares mais requisitados para este Carnaval estão Bonito (MS), Ilha do Cardoso (SP), Timbó (SC), Ilha Grande (RJ) e Serra da Bocaina (SP). Trilhas em parques nacionais e estaduais e caminhadas na Mata Atlântica, Pantanal e Floresta Amazônica são os destaques.

Material para trilhas e aventuras

A escolha do material e vestuário para as viagens de ecoturismo é muito importante. "O turista deve sair preparado com roupas leves e confortáveis e que possa sujar", indica a guia de ecoturismo, Ana Lúcia Vasconcellos. Ele aconselha levar uma bota, tênis ou sapato já usado é com um solado em bom estado, lanterna com pilhas extras, capa de chuva, cantil e agasalhos e roupas com manga cumprida e de tecidos leves com tactel e lycra.

para comer

o turista levar alimentos bem leves como barras energéticas, lanches naturais, bolachas e bebidas isotônicas. Repelente para evitar picadas de insetos também é um material essencial para levar na mochila.

O ANN te deseja um otimo feriado e divirta se junto com a natureza!!!!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Cachorro tenta reanimar "amigo" atropelado em avenida


O vídeo mostra o animal a usar uma das patas para obter reação do outro cão, supostamente atropelado numa rua movimentada. Não obtendo qualquer reação, o cão começa a ladrar mantendo-se sempre no local.

Vídeo publicado no Youtube mostra um cachorro desesperado tentando salvar outro cachorro que havia sido atropelado. Numa avenida movimentada, o animal usa a pata para tentar reanimar o outro. Ao perceber que o cachorro atropelado continuava sem reação, ele começa a latir. O vídeo já tem mais de 200 mil visualizações, embora não exista indicação sobre o local do acidente. Veja o vídeo:

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Australianos criam máquina que vai salvar milhões de árvores. E o mundo todo ficou com vergonha de não ter pensado nisso antes.


Uma das maiores invenções da história da humanidade!!!
Salvando arvores uma maquina capaz de retirar uma arvores inteira e transferi-la para outro lugar.

A empresa australiana Vicroads criou para transportar árvores que, por algum motivo, precisam sair de um ponto para outro. Neste caso, as obras entre duas estradas em Berwick, nos arredores de Melbourne, obrigava à recolocação de algumas árvores. De forma rápida e eficaz, e sem agredir o ambiente, a Vicroads tratou do assunto.

O trabalho consiste em levar o caminhão, com um equipamento especial, para junto da árvore, cavar em volta e levá-la sem danificar as raízes. Depois o caminhão se desloca para o novo lugar e faz a cova onde ela será plantada.

O trabalho foi feito como parte das obras pra atualização da estrada entre Clyde High Street e Kangan Drive, na Austrália. Essa máquina poderia ser capaz de evitar o corte de diversas árvores, que muitas vezes acabam sendo derrubadas para realização de obras pela impossibilidade de serem transportadas.

Dá uma olhada no vídeo:


Primeiro a máquina cava onde vai ser colocado a árvore e depois retira a árvore que vai ser replantada e a coloca onde ela mesma já havia cavado antes, isso tudo na maior facilidade. Além de preservar o meio ambiente quando se faz necessário a retirada das árvores, fico imaginando as inúmeras possibilidades de ter uma máquina desta.