De acordo com o decreto, o “Dia das Aves” é comemorado no dia 05 de outubro de cada ano. Além disso, o documento define também que o símbolo do “Dia das Aves” é o Sabiá, considerada a Ave Nacional do Brasil.
Precisamos proteger as aves contra os caçadores, que fazem das caçadas um motivo de esporte ou que, por ignorância, matam as aves aos milhares, para consumo e comercialização, sem compreenderem que estão tornando mais difícil e mais triste a vida das novas gerações.
As aves são extremamente necessárias ao equilíbrio ecológico, além da beleza de sua plumagem e de seu canto. As aves são grandes amigas da Humanidade. E por isso, é um dever de nossa parte protegê-las e amá-las. Um modo de proteger as aves e evitar que se extinguam é cuidar de manter o seu ambiente natural.
Recusando-se a comprar e a comercializar animais silvestres
Não mantendo animais em cativeiro
Não matando e nem sacrificando-os
Denunciando aqueles que assim o fazem ou persuadindo a que mudem de comportamento
Não jogando detritos nos cursos d'água, rios, igarapés e nem desmatando as suas margens
Evitando adquirir produtos poluentes, cujo refugo não seja biodegradável e preservando áreas verdes.
Aprendendo e difundindo conhecimento entre os colegas, associando-se a uma associação ou entidade ambientalista
Plante árvores e arbustos frutíferos
Plante e mantenha em seu quintal ou sítio, plantas, arbustos e fruteiras que as aves possam utilizar para comida e abrigo (quanto maior a variedade de fruteiras, maiores serão as possibilidades de atrair uma variedade de pássaros visitantes)
Algumas espécies de árvores frutíferas atraem muitos pássaros, como o mamoeiro, a goiabeira, a ingazeira, a acerola, o jambeiro, a mangueira entre outras. Não colete todas as frutas, deixe algumas para as aves e insetos. Muitos pássaros incluem em sua dieta alimentar estes insetos que são atraídos pelas frutas maduras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário