Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Poço Azul / Chapada Diamantina

Localizada no centro do território baiano, na Chapada Diamantina, a cidade de Nova Redenção é banhada pelo rio Paraguaçu (maior rio genuinamente baiano), possui diversos atrativos como o Balneário da Peruca, a Gruta do Roncador, o Lago da Piranha, a Trilha do Socó e a Pedra da Arara, mas sua principal atração é o Poço Azul.
O Poço tem 80 metros de extensão, com duas cavernas de 20 m², mas a flutuação só é permitida na parte da frente, que é delimitada por cordas. Pode-se mergulhar com o auxílio de máscaras de mergulho e coletes para observar as formações rochosas lá embaixo.

O Poço Azul surpreende pela transparência de suas águas e pelo tom azulado que elas têm quando os raios do sol entram por uma fresta na gruta. De acordo com o Guia, elas ficam prateadas em noite de lua cheia. Ao mergulhar o rosto se tem a impressão de estar lá no fundo, a nitidez é tamanha que temos a sensação de poder tocar o que estamos vendo, mesmo com a profundidade que chega a 16 metros. O cenário é encantador e o banho relaxante, infelizmente temos pouco tempo para desfrutar, cerca de 25 minutos para cada grupo de 12 pessoas.

Nele também existem alguns camarões e o raro bagre albino, mas é muito difícil encontrá-los. Durante o mergulho, o uso de coletes é obrigatório e não é permitido movimentos bruscos, todo esse cuidado é necessário para a preservação do local, onde já foram encontrados fósseis de animais pré-históricos como a preguiça gigante.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Poço Azul
Melhor época para ver o raio: de 08 de fevereiro a 20 de outubro
Melhor horário para ver o raio: 12h30 às 14h
Tempo de permanência no atrativo:
baixa temporada – até 40 min.
alta temporada – até 20 min.
Taxa de visitação: R$ 15 por pessoa
Localização: Município de Nova Redenção
Distâncias de carro saindo de: Andaraí 46 km, Mucugê 64 km, Lençóis 86 km.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Dica Cultural: Documentário “Pra lá do mundo”

Dica Cultural: Assista ao documentário “Pra lá do mundo” que retrata um lugar deslumbrante e mágico, um vale escondido a mil metros de altitude na Chapada Diamantina, onde pessoas de diferentes nacionalidades buscaram refúgio, deixando grandes centros urbanos para uma ruptura radical com a sociedade de consumo, idealizando uma vida mais próxima com a natureza. Quem conta a história dessa experiência comunitária é o diretor Roberto Studart, vale a pena conferir! Veja o trailer, clique aqui e veja o vidéo.

Em uma região próxima da Chapada Diamantina, vive um grupo formado por pessoas de diversas nacionalidades, que têm um objetivo em comum: fugir da vida materialista e capitalista das grandes cidades. Este documentário analisa este lugar deslumbrante, mostrando a rotina destas pessoas e os limites desta prática ideológica. 


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

5 minutos de exercícios com a natureza ajuda na saúde mental


Apenas cinco minutos de exercícios em um parque ou outro espaço verde pode melhorar a saúde mental, de acordo com um estudo publicado no boletim britânico.

Eles estudaram várias atividades ao ar livre, como caminhadas, pesca, ciclismo, equitação e jardinagem em vários lugares: de um parque para um jardim ou uma trilha natural.
Sua conclusão é que o efeito mais imediato foi obtido a partir dos cinco minutos de exercício em um espaço verde. As outras atividades também foram vantagens, mas de menor magnitude.

De acordo com os autores do estudo, que examinaram as pessoas de ambos os sexos e várias idades, o efeito mais benéfico dos cinco minutos de exercício ocorreram em jovens e entre aqueles que sofrem Transtornos mentais.

Quando onde o espaço verde tinha água, uma fonte corrente de um rio ou lago, o efeito era ainda maior.
De acordo com o diretor do estudo Jules Pretty, da Universidade de Essex, quem mais pode beneficiar do exercício geralmente são pessoas que têm um estilo de vida sedentária, estresse ou sofrimento mental.

Seria legal, de acordo com Pretty, que os empresários de grandes empresas contratassem um personal para dar um passeio na hora do almoço com os trabalhadores em um parque próximo, porque isso vai ajudar a relaxar os trabalhadores mais estressados.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Tubarão-baleia aprende a sugar peixes das redes de pesca

Uma equipa de cientistas captou imagens de tubarões-baleia, o maior peixe do mundo, que aprenderam a sugar os peixes das redes de pesca numa baía da Indonésia.

No final de Junho, os investigadores – das organizações Conservation International e WWF (Fundo Mundial para a Natureza) e do Instituto de Investigação Hubbs Sea World – participavam numa expedição de cinco dias para ajudar as autoridades do Parque Nacional da Baía de Cendrawasih a estudar a população de tubarão-baleia (Rhincodon typus), recentemente descoberta na região, quando captaram as imagens. O vídeo, colocado no site YouTube, já terá sido visto por mais de um milhão de pessoas em dois dias.
Normalmente, os tubarões são atraídos às redes de pesca e esperam pelos peixes que se poderão soltar. Mas estes tubarões na baía Cendrawasih não querem esperar. “Os tubarões já não se contentam em esperar junto às redes para uma refeição de graça e (...) aprenderam a sugar o peixe através de buracos nas redes”, disse a Conservation International, em comunicado.

O tubarão-baleia – que pode pesar 20 toneladas e medir 12 metros de comprimento - é um tubarão filtrador, ou seja, alimenta-se de plâncton e pequenos peixes filtrando-os na água, com um efeito de sucção.

Os investigadores aproveitaram a “refeição” dos tubarões para lhes conseguir colocar dispositivos de seguimento, a fim de estudar “o tamanho da população daquela baía e monitorizar os movimentos dos animais nos próximos anos”, acrescentou a organização. “Os tubarões, frequentemente, ficam horas a alimentar-se e são muito fáceis de aproximar”, notou. Ao fim de quatro dias, os cientistas colocaram aqueles dispositivos em 30 tubarões.

Ainda assim, esta estratégia de alimentação tem os seus perigos. “No terceiro dia da expedição, fomos chamados por pescadores para os ajudar a libertar dois tubarões que ficaram presos nas redes, quando estavam a ser içadas para a superfície”, acrescentou a Conservation Internacional. A operação de libertação demorou dez minutos.

domingo, 11 de agosto de 2013

Feliz Dia Dos Pais

A vocês, que nos deram a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade, não bastaria um obrigado. A vocês, que iluminaram os caminhos obscuros com afeto e dedicação para que os trilhássemos sem medo e cheios de esperanças, não bastaria um muito obrigado. A vocês, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que, muitas vezes, pudéssemos realizar os nossos. Pela longa espera e compreensão durante nossas longas viagens, não bastaria um muitíssimo obrigado. A vocês, pais por natureza, por opção e amor, não bastaria dizer, que não temos palavras para agradecer tudo isso. Mas é o que nos acontece agora, quando procuramos arduamente uma forma verbal de exprimir uma emoção ímpar. Uma emoção que jamais seria traduzida por palavras. Amamos vocês!

Uma Homenagem do Amantes da Natureza e Notícias

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Dicas de Saúde - Caminhada

A caminhada é a prática de exercicio fisíco mais barata que existe. Pode ser feita por qualquer pessoa em qualquer idade. Não exige nenhum aparelho especifico, apenas força de vontade e disposição. Pode ser feita em qualquer horário do dia. Além de tudo, é a mais segura de todas as atividades aeróbicas. Está esperando o que pra começar a caminhar?

Benefícios da Caminhada
A prática da caminhada apresenta uma seríe de benefícios, alem da perda de calorias, ajuda a regular a pressão arterial, reduz o stress do dia a dia, melhora a circulação do sangue, melhora a postura, reduz os riscos de problemas cardíacos, ajuda a fortalecer os músculos, reduz o colesterol no sangue e ainda aumenta a imunidade no organismo.

Iniciantes na caminhada
Antes de começar a praticar qualquer atividade fisíca, converse antes com seu médico, para ver se você está liberado. Ele irá dizer o quanto você pode praticar sem prejudicar sua saúde. O tempo que uma caminhada deve durar e variável, pois cada pessoa tem um condicionamento físico e assim pode agüentar mais ou menos tempo,sendo assim a caminhada vai depender do seu condicionamento físico, e da sua disponibilidade de horarios.
A dica para os iniciantes é de que comecem bem de leve, como caminhar 10 minutos 3 vezes por semana, isso na primeira semana. Na segunda semana já aumente para 15 minutos, e assim sucessivamente. Uma caminhada de 30 minutos durante 3 vezes por semana, já é considerada suficiente para se obter os benefícios que ela proporciona. Evite andar de carro para todos os lados, troque por uma bela caminhada, com isso você já estará ajudando sua saúde

Preparação
Antes de iniciar sua caminhada faça sempre um aquecimento, comece andando num ritmo mais lento. Use sempre roupas apropriadas com o clima. Use tênis de acordo com o terreno e que seje confortavel para você. Evite comer algo muito pesado antes de caminhar, procure alimentos mais leves. Não caminhe com pesos, isso pode prejudicar sua coluna. Não de passo muito largos, isso pode acarretar em possiveis torções. Beba água antes, depois e durante a caminhada, isso evita a desitratação, mas não tome em excesso.

Precauções
Procure sempre caminhar acompanhado de alguem. Evite caminhar em lugares muito escuros a noite, ande sempre em locais iluminados e com bastante movimentação. Procure caminhar em locais apropriados para a prática da atividade, como praças, pistas. Lembre-se, caminhar é uma ótima aitividade fisíca, por isso nunca perca o ritmo.
A caminhada é um dos exercícios de maior importância para o organismo. Além de manter o corpo em forma  sem muito esforço físico, ajuda a fortalecer os músculos e proporciona o bem-estar que tanto buscamos.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Parque Estadual do Jalapão

O parque estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região leste do estado do Tocantins. O território do parque, com uma área de 158 970,95 ha, está distribuído pelos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins.1 Criado em 12 de janeiro de 2001,2 Jalapão é o maior parque estadual do Tocantins. A vegetação no parque é predominantemente a de cerrado ralo e a de campo limpo com veredas.
Sua posição estratégica possui continuidade com a área de proteção ambiental do Jalapão, a estação ecológica Serra Geral do Tocantinse o parque nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.
A região é considerada a principal atração turística do estado do Tocantins, Tocantins. Uma de suas características é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável, ecológica e economicamente.

CARACTERIZAÇAO DA ÁREA
O Jalapão é uma região árida pontilhada de oásis, situada a leste do estado do Tocantins, com temperatura média de 30°C, tem área total de 34 mil km², cortada por imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de água límpida e transparente.
O Jalapão abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Lizarda, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Rio da Conceição, ocupando uma área equivalente ao estado de Sergipe e que passou a condição de parque estadual a partir de 2001.
Os rios Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado baixo à campina. Matas de galeria surgem próximas de rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões de até 800 m de altura. A jalapa-do-brasil, que deu nome ao Jalapão, pode ser encontrada em toda parte.
Lá se encontra a comunidade dos Mumbucas - ex-escravos fugidos da Bahia.

FAUNA
Composta por veados-campeiros, tamanduás-bandeiras, antas, capivaras, lobos-guarás, raposas, gambás, macacos, jacarés, onças, além de cobras (sucuris, cascavéis e jibóias).
Entre as aves estão tucanos, papagaios, araras-azuis, siriemas, emas e urubus.
É possível passar dias no Jalapão sem ver uma única pessoa. A densidade populacional é de 0,8 hab/km².

GALERIA DE FOTOS : clique nas imagens para ampliarem