O Pico das Almas é um pico de 1.980 metros, localiza-se ao norte da cidade de Rio de Contas na Bahia, na região da Chapada Diamantina. Pode-se ir de carro a partir desta cidade até o início da trilha de subida, em estrada de terra um pouco ruim. A trilha de subida leva 2 horas e meia ao cume. É o segundo ponto mais elevado do Estado da Bahia e era considerado a um tempo atrás o maior da região Nordeste, antes da era do GPS, perdendo seu status para o Pico do Barbado (este com 2.033 metros).
Em matéria de belezas naturais o Pico das almas é o passeio mais realizado na cidade de Rio de Contas, em se tratando de passeios mais feitos o pico das almas fica em segundo lugar. O local é alvo de aventureiros querendo estar no topo da terceira elevação da Bahia, é pesquisado também com frequência por botânicos, geólogos, biólogos, e pesquisadores.
Observação de plantas raras: o Pico das Almas possui vários tipos de plantas raras, muitas são endêmicas encontradas apenas no local, que foi pesquisado durante 2 décadas pelo Jardim Botânico Inglês Kew Garden.
Formações rochosas únicas em toda a chapada: o local possui formações rochosas únicas em toda a chapada, a maioria aponta para o leste, e foram gastas com o passar dos séculos pela ação dos ventos e das chuvas.
Passagem pelo Vale do Queiróz: um santuário ecológico, um grande altiplano a cerca de 1.600 metros de altitude, cercado de montanhas por todos os lados, onde é possível tomar um banho refrescante (no verão) no riacho que corta o vale, o local possui também diversos tipos de microlícias e sempre-vivas.
Passagem próxima a nascente do Rio Brumado: o maior rio da cidade de Rio de Contas nasce no caminho para o Pico das Almas, a cerca de 1.700 metros de altitude, suas águas começam brotando das rochas.
Passagem por resquícios de mata atlântica: O local possui uma pequena área de mata atlântica onde há árvores com cerca de 20 metros de altitude.
Passagem pelo portal das almas: uma formação rochosa em forma de portal, também conhecida como janela do céu.
Vista panorâmica a 360°: lá do alto o visitante avista a cidade vizinha de Livramento de Nossa Senhora, os Campos Gerais da cidade de Rio de Contas, a comunidade portuguesa de Mato Grosso, o Pico do Itobira (1.700), parte do Pico do Barbado (2.033m), e uma vasta cadeia de montanhas que é continuação da serra do espinhaço que tem inicio no estado de Minas Gerais.