Páginas

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Flor nativa da África do Sul tem nome em homenagem a Nelson Mandela

Exemplar da flor chamada "Ouro de Mandela", que pode ser encontrada no Jardim Botânico Kirstenbosch, na Cidade do Cabo (Foto: Mark Wessels/Reuters)


Nelson Mandela, morto no último dia 5 aos 95 anos, foi inspiração para cientistas da África do Sul. Em setembro de 1996, pesquisadores do Jardim Botânico Kirstenbosch, da Cidade do Cabo, apresentaram ao então presidente sul-africano a flor Strelitzia Reginae que recebeu o nome popular de “Ouro de Mandela”.

Sua cor amarelada se destaca em meio à vegetação do Kirtenbosch, que fica próximo a um dos principais pontos turísticos da cidade, a Montanha Mesa (Table Mountain). O local é conhecido por preservar espécies de diferentes biomas do país africano.

O Instituto Nacional de Biodiversidade Sul-africano (Sanbi, na sigla em inglês), responsável por cuidar da reserva natural, informou por meio de nota que “continuará a defender a conservação e uso sustentável da rica biodiversidade da África do Sul como legado deixado por Madiba".







quinta-feira, 15 de maio de 2014

Garoto russo resgata pardal selvagem e faz amizade com ave

Vadim Veligurov, de 12 anos, com um filhote de pássaro que se tornou seu "melhor amigo" (Foto: Ilya Naymushin/Reuters)


O garoto russo Vadim Veligurov, de 12 anos, resgatou um filhote de pardal selvagem perdido e o levou à casa de sua avó, na cidade de Minusinski, na Rússia. O resgate foi feito em junho, enquanto o menino, morador da cidade de Dudinka, passava as férias na casa da avó.

Desde então, o passarinho, que recebeu o nome de Abi, não abandonou a família e Vadim passou a tratá-lo como um amigo. Agora, ele planeja levá-lo para sua cidade natal quando as férias acabarem.

Abi tem ficado o tempo inteiro junto com Vadim e o garoto até apresentou seu tablet ao pássaro.








Vadim apresenta seu tablet ao pássaro Abi, que se tornou seu amigo e pretende levar pássaro para sua casa quando acabarem as férias. O pássaro não desgruda do menino Vadim Veligurov; (Foto: Ilya Naymushin/Reuters) Fonte: G1

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Zoo cria passarela para leões e tigres interagirem com o público, nos EUA


O tigre Amur, do zoológico da Filadélfia, caminha pela nova passarela (Foto: Matt Slocum/AP)


O zoológico da Filadélfia, nos Estados Unidos, criou uma passarela de cem metros que vai permitr a leões, tigres, jaguares e leopardos caminharem por esta parte suspensa e interagirem mais com o público. A novidade foi apresentada para a imprensa nesta quarta-feira (7).

Chamada de Big Cat Crossing (travessia do grande felino), a passarela cercada por malhas fica suspensa a quatro metros de altura, permitindo aos visitantes terem uma boa visão da caminhada dos bichos. O zoológico, que recebe 1,2 milhão de visitantes por ano, vai abrir a nova atração para o público neste sábado (10).

Passarela fica a quatro metro de altura do público na entrada principal do zoo (Foto: Matt Slocum/AP)  
Passarela fica a quatro metro de altura do público na entrada principal do zoo (Foto: Matt Slocum/AP)

   

terça-feira, 6 de maio de 2014

Gnu salta a uma altura de 2 metros para escapar de ataque de leoa

Gnu salta a uma altura de 2 metros tentando evitar o ataque de uma leoa faminta na reserva de Kariega. (Foto: Jacques Matthysen/Caters News/The Grosby Group)



Uma reserva na África do Sul foi palco de uma fuga triunfal de um gnu. O animal pulou a uma altura de cerca de dois metros para fugir das garras de uma leoa faminta. Funcionários da reserva de Kariega presenciaram a cena, de acordo com a agência Caters News.

O rebanho de gnus estava se alimentando na savana quando percebeu a aproximação do grupo de leões. Pego desprevenido, o gnu da foto deu um ‘olé’ na leoa pulando alto no ar. Apesar da persistência da leoa, o gnu conseguiu sair ileso.

A tentativa de caça ocorreu em frente ao guarda florestal e fotógrafo Jacques Matthysen, enquanto ele patrulhava a área. “Não é comum que os búfalos consigam escapar das garras de um leão, mas esse foi um jeito único de fazê-lo”, disse Matthysen. “Foi uma escapada fantástica e muito eficiente para o búfalo sair correndo”.



Fonte: G1