Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

Filhotes de tucanos são localizados debilitados e com asas cortadas

Filhotes de tucanos estavam com as asas cortadas (Foto: Guarda Civil de São Manuel )


Dois filhotes de tucanos foram abandonados no começo da semana em uma caixa no bairro de Toledo, em São Manuel(SP). De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), as aves estavam debilitadas e com as asas cortadas. Os animais foram levados para a equipe veterinária do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas), da Unesp de Botucatu.

“Eu o subcomandante Gomes fomos ao local depois de uma denúncia. As aves estavam debilitadas com as mutiladas para evitar que elas voassem. Depois de recolhermos os tucanos levamos para o Cempas”, informou a subcomandante Sandra.

Segundo a GCM, as aves foram localizadas na Rua da Estação, que fica na área rural da cidade. Até a manhã desta quarta-feira (26), nenhum suspeito de ter deixado os animais no local havia sido identificado.

Os filhotes de tucanos ficaram em recuperação no Cempas após avaliação e atendimento veterinário.
Fonte: G1

quinta-feira, 27 de março de 2014

Parque das sequoias gigantes tem árvore de 83 m de altura nos EUA

Turistas tiram foto em frente à General Sherman, sequoia de 83 m de altura (Foto: Mladen Antonov/AFP)

Famoso por suas árvores de 80 metros de altura, o Sequoia National Park, nos EUA, atrai mais de 1 milhão e meio de visitantes por ano.

O parque fica localizado na cadeia montanhosa de Sierra Nevada, na Califórnia. Sua principal atração é a General Sherman, a sequoia mais alta do mundo. A árvore tem 83 metros de altura e tronco com 33 m de circunferência na base. A 36 metros de altura, o tronco ainda mede 5 m de diâmetro.

A floresta de árvores gigantes no Sequoia National
Park (Foto: Mladen Antonov/AFP)

O tronco da General Sherman pesa 1.400 toneladas, o equivalente a 15 baleias adultas ou 25 tanques de guerra. Para ir até ela, é possível seguir uma trilha pavimentada que passa por outras árvores gigantescas.

A área tem ainda 200 cavernas de mármore que atraem os turistas e o Giant Forest Museum, um museu que conta a história da famosa floresta que abriga as sequoias.

Outra atração é um túnel de 2,4 m de extensão e 5,2 m de largura que passa por dentro de uma sequoia que caiu em 1937 por causas naturais. Acredita-se que ela tivesse em torno de 2 mil anos na época da queda.

Criado em 1980, o Sequoia National Park é o segundo parque nacional mais antigo dos EUA. Além das árvores gigantes, ele detém outro recorde: na mesma área fica o Monte Whitney, considerado o mais alto dos Estados Unidos continental, com 4.417 m de altura.

Carro passa em meio a árvores gigantes no parque (Foto: Mladen Antonov/AFP)

segunda-feira, 24 de março de 2014

Garoto se arrisca para salvar filhote de cervo de enchente em Bangladesh

Belal mostra cervo a salvo após resgate em Bangladesh (Foto: Caters News/The Grosby Group)

Um garoto chamado Belal arriscou a própria vida para salvar um filhote de cervo em uma enchente em Bangladesh, segundo a agência de notícias britânica Caters. O menino pulou nas águas agitadas do Rio Noakhali para resgatar o animal, segurando-o apenas com uma mão acima de sua cabeça.

Pessoas que observavam o arriscado salvamento aplaudiram quando o garoto conseguiu atravessar a água. De acordo com o site do jornal britânico "Daily Mail", o flagrante foi feito pelo fotógrafo Hasibul Wahab.

"Ele foi um garoto muito corajoso. O rio estava tão cheio de água e a maré estava alta, por isso achamos que ele poderia se afogar", disse Wahab.

Garoto atravessa cervo por águas agitadas, ficando com a cabeça encoberta (Foto: Caters News/The Grosby Group)

terça-feira, 18 de março de 2014

Gruta de Maquiné MG - Viajem ao centro da terra. Uma das mais bonitas do mundo


O berço da paleontologia brasileira está a apenas 120 quilômetros de Belo Horizonte

Uma viagem subterrânea em meio às belezas naturais é aventura garantida para quem visita a Gruta do Maquiné, localizada na cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte. A caverna, descoberta em 1825, pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, o Seu Maquiné, é considerada o berço da paleontologia brasileira e possui sete salões com belíssimas formas arquitetônicas, esculpidas pelo trabalho da água durante milênios.
A exploração científica do local foi realizada pelo dinamarquês Peter Wihelm Lund, quase uma década depois do achado na fazenda de Seu Maquiné. Ele fazia peregrinações pela bacia do Rio das Velhas à procura de espécies de animais e vegetais. Durante dois anos de pesquisa, o botânico e zoólogo descobriu restos humanos e de animais pré-históricos originários do período Quaternário, que corresponde à Era Cenozoica da escala de tempo geológica. Entre eles, esqueletos de aves fossilizadas com curvaturas de até três metros.
A Gruta do Maquiné se tornou ponto turístico da terra do escritor Guimarães Rosa por abrigar, ao longo de 650 metros, belas esculturas naturais e estalactites de diversas formas no teto da caverna. A área aberta para os visitantes, com aproximadamente 400 metros de extensão, é estrategicamente iluminada para realçar as figuras desenhadas pelo tempo. O passeio pela gruta é feito por seguras passarelas e é acompanhado por um guia local.
Os salões e as galerias encantam e provocam a imaginação do turista. No Salão do Urso ou do Elefante, por exemplo, um grande cogumelo lembra o formato da explosão de uma bomba atômica. Já na Galeria das Fadas, é possível encontrar cristais brilhantes, parecidos com franjas, grinaldas e lustres.
Veja o video:

Como chegar à Gruta do Maquiné partindo de Belo Horizonte:
É preciso seguir pela BR-040, sentido Sete Lagoas, permanecendo na rodovia até o acesso a MG-231. A Gruta está localizada no km 7.
Horário de funcionamento
Todos os dias, das 9h às 17h.
Entrada
A entrada é gratuita apenas para crianças menores de cinco anos, acompanhadas dos pais. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes com carteira estudantil e idosos acima de 60 anos pagam meia-entrada.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Após chuva, céu de São Paulo exibe duplo arco-íris

Fenômeno, raro, é causado pela relação de diferentes tamanhos de gotas de água com a luz do sol

Após a chuva que atingiu com força a cidade de São Paulo no fim da tarde desta quinta-feira, 9, os paulistanos foram presenteados com um raro e curioso efeito no céu: um arco-íris duplo.

O fenômeno é caracterizado por dois arco-íris concêntricos. O com cores mais intensas fica na parte interna e o segundo, externo, tem cores fracas e na ordem invertida em relação ao primeiro, explica Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo. Isso ocorre por causa da interação de gotas de água de diferentes tamanhos com os raios de sol.

Para ver o arco-íris, o observador precisa estar de costas para o sol. Mas ele só se forma no início da manhã ou no fim da tarde, quando os raios solares entram baixos na atmosfera.

terça-feira, 11 de março de 2014

A Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é uma região de serras, protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, situada no centro do estadobrasileiro da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Essas correntes deáguas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em belos regatos, despencam em borbulhantes cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais. O parque nacional é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).1

A vegetação é exuberante, composta de espécies da caatinga semi-árida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídease sempre-vivas.

A Chapada Diamantina é composta por 27 municípios: Abaíra e seu distrito Ouro Verde e Catolés, Andaraí, Barra da Estiva, Dom Basílio,Ibitiara, Itaetê, Livramento de Nossa Senhora, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Novo Horizonte, Palmeiras, Rio de Contas e seus distritos Arapiranga e Marcolino Moura, Ruy Barbosa, Seabra, Souto Soares, Tapiramutá, Utinga, Wagner, Boninal, Bonito, Ibicoara e seu distrito Cascavel, Iraquara, Jussiape e seu distrito Caraguataí, Lençóis, Mucugê, Nova Redenção e Piatã e seus distritos Cabrália e Inúbia.

As rochas da Chapada Diamantina fazem parte da unidade geológica conhecida como Supergrupo Espinhaço, que tomou este nome por ocorrer na serra do Espinhaço, no estado deMinas Gerais. Apresenta-se em geral como um altiplano extenso, com altitude média entre 800 e 1.200m acima do nível do mar. As serras que compõem a Chapada Diamantina abrangem uma área aproximada de 38.000 km² e são as divisoras de águas entre a bacia do rio São Francisco (rios S. Onofre, Paramirim) e os rios que deságuam diretamente no oceano Atlântico, como o Rio de Contas e o Rio Paraguaçu. As montanhas mais altas do Nordeste brasileiro estão na Chapada Diamantina: o Pico do Barbado com 2.033 metros, o Pico do Itobira com 1.970 metros e o Pico das Almas com 1.958 metros.

Alguns atrativos naturais causam espanto e êxtase, como a Cachoeira da Fumaça e seus 380 metros de queda livre ou o deslumbrante Poço Encantado. Mas são tantas as atrações que se pode optar entre visitar grutas, tomar banho de cachoeira, fazer trekking em antigas trilhas de garimpeiros, montar a cavalo ou praticar esportes e aventuras. A Chapada abriga, em seus vales e cumes, comunidades esotéricas e alternativas como no Vale do Capão.

Caminhar respirando o ar puro e admirando a paisagem é a principal opção dos turistas de todas as partes que visitam a Chapada. Os lugares verdejantes guardam sempre uma surpresa com águas cristalinas ou areias coloridas, belos morros, flores e hortaliças que encantam pela beleza e viço. Em Igatu, a curiosidade se aguça em meio às ruínas da cidade fantasma, construída com pedras que formam as paredes de pequenas grutas. EmCapão da Volta o "morro da igrejinha" é um dos lugares mais visitados, por católicos e todos que apreciam a beleza da Chapada.






sábado, 8 de março de 2014

8 de Março - Dia Internacional da Mulher


A verdadeira guerreira do mundo. A pessoa que mais luta pelos seus ideais. Aquela que move montanhas, e tudo mais que vier pela frente. Ela não tem medo. Enfrenta. Encara. Fortalece. Cada dia mais forte, cada dia mais segura de si. As mulheres mudam o mundo. Fazem o planeta girar. Fazem o sol se aquecer. Pois elas tem o poder. Tem a mão de Deus em sua criação. E nada mais justo, que um dia especial para elas! Feliz Dia Internacional das Mulheres!

Parabéns, mulher, não pelo oito de março. Nem pelo beijo e pelo abraço, nem pelo cheiro e pelo amaço. Mas por ser o que és... Humus da humanidade, raiz da sensibilidade, tronco da multiplicidade, folhas da serenidade, flores da fertilidade, frutos da eternidade, essência da natureza humana.

veja o video:

Uma homenagen do AN NOTÍCIAS