Páginas

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cachoeira mais alta do mundo tem 979 metros de queda ininterrupta

A catarata Salto Ángel, localizada no Parque Nacional Canaima, na Venezuela, é a cachoeira mais alta do mundo, reconhecida pelo "Guiness World Records" .

Com 979 metros, o Salto Ángel é mais de 12 vezes mais alto que as Cataratas do Iguaçu, cujas quedas d’água chegam a, no máximo, 80 metros de altura.

Sua queda é tão alta que, apesar do grande volume de água que sai de seu topo, ela é vaporizada antes de chegar ao solo e atinge a base da montanha como uma névoa fina.

O nome da cachoeira foi dado em homenagem a Jimmy Angel, um piloto americano que foi o primeiro a sobrevoar o local, em 1933.

Insatisfeito com a origem estrangeira da denominação, o presidente Hugo Chávez decidiu renomeá-la, em 2009, e agora a catarata também recebe o nome indígena de Kerepakupai Merú.

O Parque Nacional Canaima está situado no sudoeste da Venezuela e tem várias outras cachoeiras, além de rios, lagos, montanhas e florestas.

Salto Ángel fica na Venezuela; sua água já chega vaporizada ao solo.
Altura é 12 vezes superior à das Cataratas do Iguaçu, que atingem 80 m.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ela Chegou Cheio de Beleza, Bem vinda Primavera!

A primavera (AO 1945: Primavera) é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.

A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal" e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal", no Hemisfério Norte, tem início em 21 de março e termina em 21 de junho. A "Primavera austral", no Hemisfério Sul, tem início a 22 de setembro e termina a 21 de dezembro.

Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.
Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.

Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo desta estação. Mas na do hemisfério norte, por ser maior a parte continental, as temperaturas costumam aumentar mais rapidamente.





quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cachoeira da Fumacinha / Ibicoara - Ba


Chapada Diamantina. Cachoeira da Fumacinha em Ibicoara Bahia. Um mundo encantado com cerca de 290 m de altura dividido em quatro quedas. Para chegar até ela por baixo é preciso andar dentro de um Canyon com mais de 200 m de altura e 7 km de extenção. No percurso até a principal tem muitas outras cachoeiras ótimas para se banhar. Se quiser pernoitar tem áreas de camping elvagem no começo da trilha e no meio do Canion. Pra fazer esse passeio sem pernoitar na trilha é melhor saí da cidade 6 ou 7 horas da manhã pra começar a caminhada no máximo as 8 horas. Esse passeio é feito em épocas que o rio não esteja cheio. Está a cerca de 75 km de Barra da Estiva, 100 km de Ituaçu, 80 km de Mucugê, 250 km de Vitória da Conquista.
Ibicoara faz parte da Chapada Diamantina, local incrível de incontáveis aventuras pela natureza. Partem do município vários passeios e trilhas até por sua proximidade com os vizinhos Andaraí e Mucugê. É lá que se esconde em meio a imensos paredões rochosos a desconcertante Cachoeira da Fumacinha. Sua queda de 290 metros de altura dividido em quatro quedas intriga os que a visitam.







A trilha dessa cachoeira é uma das mais procuradas pelos amantes de trekking e de aventura, mas indicamos também para todas as pessoas que querem realmente ter uma experiência diferente e enriquecedora para nunca mais esquecer.

sábado, 14 de setembro de 2013

Ecoturismo


O ecoturismo, segundo a EMBRATUR, é um "segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”.

O ecoturismo é um segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a 25% por ano. A Organização Mundial de Turismo (OMT) estima que 10% dos turistas em todo o mundo tenham como demanda o turismo ecológico. O faturamento anual do ecoturismo, a nível mundial, é estimado em US$ 260 bilhões, do qual o Brasil se apropriaria com cerca de US$ 70 milhões.










Embora o trânsito de pessoas e veículos possa ser agressivo ao estado natural desses ecossistemas, os defensores de sua prática argumentam que, complementarmente, o ecoturismo contribui para a preservação dos mesmos, é um dos principais meios de educação ambiental e permite a integração e desenvolvimento econômico das comunidades locais em áreas de preservação ambiental.

O termo já era usado no século de 700a.C e 800a.C para designar rotas com belas paisagens ecológicas na África.

Princípios do ecoturismo

Da natureza nada se tira a não ser fotos.
Nada se deixa a não ser pegadas.
Nada se leva a não ser recordações.


Os Dez Mandamentos do ecoturista

Amarás a Natureza sobre todas as coisas.
Honrarás e preservarás o bom humor;
Estarás sempre pronto a colaborar;
Serás capaz de te adaptares aos imprevistos;
Utilizarás os serviços dos guias credenciados;
Não reclamarás;
Não invocarás o nome do guia em vão, para perguntar se falta muito para chegar;
Não considerarás chuvas, atoleiros ou pontes quebradas como imprevistos;
Não poluirás o meio-ambiente.
Preserve e Respeite a biodiversidade, não polua as nascentes,os leitos e margens, não destrua as matas ciliares, não degrade o meio ambiente, e compartilhe a sustentabilidade.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Lua encobre Vênus, Spica aparece e dão um espetáculo no céu


A Lua encobriu o planeta Vênus e encantou aqueles que puderam apreciar o fenômeno, Por volta das 19 horas deste domingo (8), logo após o pôr do sol. Um espetáculo à parte da natureza.

Nosso satélite natural ficou com um tom de cinza logo abaixo dela foi possível ver a estrela Espiga (ou Spica), que faz parte da constelação da Virgem.

“Essa estrela tem importância histórica, pois é mostrada na bandeira brasileira acima da faixa Ordem e Progresso representando o Estado do Pará”, disse Jair Barroso, do Observatório Nacional.

O planeta Vênus, o mais brilhante do nosso céu, desde meados de julho vem aparecendo nos fins de tarde e nesta noite ficou totalmente escondido pela Lua.

Quem estava sabendo do fenômeno e acompanhou desde minutos antes das 19h, pôde testemunhar a evolução do fenômeno. Em seguida, Vênus foi visto novamente, reaparecendo no lado iluminado da Lua.

O astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia Astronáutica (OBA), disse que Vênus não é o único astro possível de ser observado no céu noturno atualmente.

“Desde o mês passado, temos visto Saturno transitar pelo nosso céu. E no dia da ocultação, ele estará a cerca de 10 graus acima de Vênus e da Lua, quase em linha com Spica”, disse Canalle.

Nesta segunda-feira (9), na mesma região do céu ao escurecer, será possível observar, de baixo para cima, a estrela Espiga, Vênus, a Lua e o planeta Saturno, afirmou o astrônomo.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Slackline


Slackline é uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima. Algumas variações de slackline incluem “waterline” (slackline sobre água) e “highline” (slackline em grandes alturas, como por exemplo montanhas e pontes), que proporciona uma sensação de adrenalina incrível. Também existem “trickline” (slackline somente para fazer manobras) e “longline” (slackline de distancia longa, normalmente acima de 40 metros), entre outras variações.
Tal esporte iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.

No Brasil, o slackline foi bastante desconhecido por muitos anos até virou febre nas praias do Rio de Janeiro em 2010. Hoje em dia, a popularidade do esporte espalhou pelo Brasil inteiro.
Com apenas uma catraca de tensão e fita de 15 metros de comprimento e 50mm de largura facilita a montagem sem precisar de nenhum equipamento adicional. Apenas o kit de Slackline e um par de árvores você já está pronto para praticar.

Galeria de fotos:
Clique nas imagens para ampliar